A ouvir

toniofeio's Profile Page

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Morphine - 'The Saddest Song'


Assombrações. É disso que se trata. Mark Sandman há muito partiu sabe-se lá para onde, mas a óptima música que fez permanece. 'The Saddest Song' é sobre alguém que se deixou escapar (provavelmente a contragosto) e volta para nos lembrar que errámos. O problema é que o faz nos sonhos, apanhando-nos desprevenidos e deixando-nos acossados e sem defesa possível. Não há muitas pessoas assim, com esse "dom".
Tenho voltado aos Morphine nas últimas semanas, coisa que não fazia há alguns anos. A sua música descarnada lembra-me o próprio Mark Sandman, figura interessantíssima mas totalmente imprevisível, com quem protagonizei um dos piores episódios da minha vida profissional, há pouco mais de dez anos. Entre exaustão mútua, tentativas de inversão de papéis e uma conversa quase sem pés nem cabeça, lá consegui escrever um texto mal amanhado e no qual tentava esconder a frustração de a entrevista não ter corrido melhor.
Recordo-me em particular do momento em que Sandman me disparou, literalmente, a pergunta "onde te vês daqui a 10 anos?". A questão vinha do nada, pois tínhamos começado a conversa há poucos minutos, e deixou-me gelado, apesar de estarmos em finais de Julho. Apesar de as coisas nem sempre serem tão favoráveis como pretendo, gostava de poder responder pessoalmente a Mr. Sandman...
Em todo o caso, 'The Saddest Song' é uma daquelas canções que ainda hoje me entorpecem até à alma. Mais ainda que a questão do falecido cantor e baixista dos Morphine a que mal consegui responder.

Sem comentários: